Olá! Bem-vindo ao Mania de Costura.

Este espaço nasceu da minha paixão pela costura e do prazer que o Patchwork me trouxe.
Além da costura, outras paixões me divertem... bordado, pintura, leitura.
Trocar ideias, experiências, técnicas e tudo mais, faz parte deste espaço e do que eu gosto.

Sel


sábado, 30 de abril de 2011

Aula da Gabi

Quando comecei com a ideia de dar aulas de patchwork, não imaginei que daria tanto prazer. É muito gostoso ver as descobertas e o encantamento da Gabi pela costura. Hoje, nós saimos um pouco do roteiro e fizemos uma aula diferente.
Ela queria muito forrar uma cestinha e já havia me falado algumas vezes, aí ela trouxe para eu ver; resolvi mudar o rumo das coisas e dar uma aula diferente, mostrando as diversas possibilidades da costura. Como ela já aprendeu a costura reta e nine patch, achei que seria uma boa mostrar à ela o "seminole". Bem, este é o resultado da nossa aula. Ficou um mimo!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Bolsa para Popi (sobrinha querida)

Essa história de fazer bolsas com calças jeans começou despretensiosamente, nem achei que as pessoas iam gostar, e não é que já tenho umas seis calças aqui em casa esperando para serem transformadas.
O mais interessante é que, quando fiz a primeira, embora já tivesse visto alguns modelos na internet, achei que era algo inovador, puro engano.
Conversando com uma amiga e mostrando o blog ela viu a bolsa, soltou um gritinho e disse: _ Nossa, fiz tanto dessas bolsas na minha juventude!
Fiquei pensando:_ Realmente, nada mais contemporâneo que o antigo, "ops", agora se diz "vintage"...



Descobertas pelo mundo da costura

Um dia desses, fazendo minhas habituais pesquisas sobre costura, resolvi vasculhar uma coleção de fascículos da "Mãos de Ouro" que herdei da minha mãe (que era exímia costureira).
Me deparei com algumas coisas que me confirmaram o quanto a moda é cíclica e que realmente nada se cria, tudo se copia (rs rs).
A prova disto é que, há alguns anos, ganhei da minha irmã uma capinha para garrafa e achei aquilo o máximo, pensei: _ Que ideia brilhante!
Qual não foi minha surpresa ao olhar num fascículo de 1967 uma capinha para garrafa, logo, não é "tão novidade" assim...