Olá! Bem-vindo ao Mania de Costura.

Este espaço nasceu da minha paixão pela costura e do prazer que o Patchwork me trouxe.
Além da costura, outras paixões me divertem... bordado, pintura, leitura.
Trocar ideias, experiências, técnicas e tudo mais, faz parte deste espaço e do que eu gosto.

Sel


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fuxico

Sempre gostei dos fuxicos que via minha mãe fazer com imensa habilidade e que me ensinou, talvez para me manter ocupada, para que ela pudesse trabalhar em paz.
Sempre tive a curiosidade de saber a razão do nome “fuxico” e descobri algumas coisas interessantes.

Reza a lenda que, este trabalho artesanal surgiu no oriente e para o Brasil foi trazido por Portugueses e Espanhóis no século XIX. Recebeu aqui o nome de fuxico, por conta das reuniões que os escravos faziam para costurar os restos de tecidos dos seus senhores e aproveitavam para “fuxicar” (fofocar) sobre eles.

No Brasil, difundiu-se na região nordeste. Este tipo de artesanato, por ser feito com restos de tecidos, foi durante muito tempo associado à pobreza. Foi por conta de seu uso na customização de peças de artesanato e roupas que passou a ser valorizado.

Nos Estados Unidos é conhecido como “fabric yo yo”, “yo yo quilt” ou apenas “yo yo”. Surgiu em meados de 1920 – 1940, tornou-se popular, pois , as mulheres podiam carregar pequenos círculos de papelão fino que serviam de molde para fazer o artesanato nas horas livres e que facilitavam o trabalho. A explicação para o nome “yo yo” é que sua base era um molde circular que assemelhava-se ao brinquedo “yo yo”, muito difundido nos anos 30-40.

No Japão, onde é também muito difundido, tem o nome de Kanzashi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário